5 de outubro de 2007

Fábio Rodrigues





















FÁBIO RODRIGUES: UM MEDIADOR ENTRE A ARTE E A EDUCAÇÃO

Fábio Rodrigues é paraibano, natural de Campina Grande. Por ter morado muito tempo fora, em Recife, sente-se mesmo é pernambucano. E hoje ele se diz mais pernambucano-caririense.

Formado em história pela Universidade de Pernambuco – UFPE mestre em Educação pela mesma Universidade e doutor em Arte/Educação em Sevilha, Espanha. “Eu acho que a formação tem que ser interdisciplinar”.

Está no Cariri desde 1998, quando prestou concurso para professor da URCA (Universidade Regional do Cariri) no curso de Pedagogia. Seu objetivo maior é formar professores de arte e aproximar todas as pessoas do mundo da arte. Segundo Fábio, ele tem um “desejo muito grande que a nossa região dialogue com outros lugares, outras experiências, tendo a arte como esse conhecimento tão humano e totalmente cultural”.

“Tenho pela região um verdadeiro carinho, sentimento de responsabilidade muito grande pela região do Cariri, primeiro porque eu vejo uma região marcada por um isolamento do resto do mundo, a região se feche muito nela mesma. Então, ela deixa de dialogar com outros mundos porque o mundo não está aqui. O meu grande esforço aqui é que a gente possa dialogar para afirmar e reafirmar sobre a nossa identidade, e não perdê-la ... O meu grande esforço hoje, tendo a arte como um conhecimento, que é um CONECIMENTO, que tem sua identidade muito definida em cada lugar, mas que se abre para todos os olhares, todos os ouvidos, todas as bocas, todos os corpos. De certa maneira, o meu grande esforço tem sido este. ”.

Além disso, mencionou outros exemplos bastante engraçados, vividos por ele pelo fato de ser gay. Disse que: saber conviver com as diferenças é não impor um gênero. As pessoas têm que mudar!

“Eu primeiro tenho que me reconhecer como pessoa. Não existe indivíduo fragmentado, tipo eu sou Gay/ Doutor, e sim eu sou Gay e Doutor. As pessoas são impostas a creditar que tem papéis masculinos e femininos na sociedade. Se as pessoas gostam ou não eu sou gay e não assumo apenas para que as pessoas olhem para mim com os rostos satisfeitos e digam que legal ele assume o que é. Somos educados para sermos heterossexual"



Fabio Rodrigues prefere o termo gay por que não é heterossexual, e por que a palavra homossexual dá a ele um sentido de doença. Ele criticou severamente a maneira como Tom Cavalcante transmite na mídia a imagem do gay.

Por: Andrêzza Camila e Micaele Gonçalves

Nenhum comentário: